segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


Um grupo de cientistas acreditam que as velas solares podem ser usadas para desviar o curso do asteróides de maneira a evitar um desastre.
O candidato ideal para testar o sistema é Apophis, que roçará em 13 de abril de 2036.

Os cientistas que trabalham nele, um dos projectos mais realista é o proposto pelo engenheiro francês Jean-Yves Prado, do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) da França, que desenvolveram um plano interessante para alterar a órbita de Apophis, um asteróide potencialmente  perigoso que periodicamente passa perto da Terra. Os astrónomos calculam que este pedaço de rocha 270 metros de comprimento irá tocar o nosso planeta em 13 de Abril de 2036.

Se fôssemos capazes de alterar até mesmo uma fracção de um grau a sua rota, a ameaça desapareceria, mas para isso, o engenheiro francês propôs realizar uma verdadeira frota de sondas robóticas para a vizinhança de Apophis e uma vez lá, implantar velas solares, para proteger da radiação solar e mudar o curso do asteróide.

Ao contrário de quase todas as outras propostas, o projecto de Jean-Yves Prado não implica qualquer tipo de explosão de impacto, ou empurrar o asteróide, o princípio de funcionamento deste plano é muito mais subtil, e é baseado na eliminação do chamado efeito Yarkovsky, em homenagem a seu descobridor, o engenheiro russo Ivan Yarkovsky Osipovich. 

0 comentários:

Enviar um comentário