quarta-feira, 12 de setembro de 2012


36 anos depois que os 17 astronautas da Apollo deixaram a superfície da lua, a NASA prepara-se para retornar há lua. 
O programa Constellation pretende pousar na Lua em 2020, este interesse renovado na exploração lunar é parte de um objetivo mais amplo, uma missão tripulada bem-sucedida a Marte e outros destinos do Sistema Solar.

Em janeiro de 2004, o Presidente George W. Bush anunciou planos para um novo capítulo da exploração espacial, ele sugeriu o retorno de seres humanos à Lua como preparação para a exploração humana de Marte.
O plano incluía aposentar o Ônibus Espacial e substituí-lo por um novo Veículo de Exploração Tripulado, capaz de transportar cargas pesadas, não só até a Estação Espacial Internacional, mas também para missões de longa duração como a Lua e a Marte.

As missões Órion equivalem ao que a Mercury e Gemini foram para a Apollo na Lua, servem para testar os sistemas e a tecnologia necessária para missões mais  longas como Marte.
Para realizar esta sonho, a NASA inspira-se no sucesso de suas explorações tripuladas anteriores, uma combinação entre as tecnologias da Apollo e do Ônibus Espacial, aliada a contribuições de ponta de todos os 10 centros da NASA, estão criando a Nave Órion e veículos de lançamento.

“Pense nela como uma Apollo ‘turbinada’", afirmou o chefe da NASA, Michael Griffin, ao anunciar o plano de exploração lunar de 104 Milhões de dólares em 2005.
A Órion é uma fusão de tecnologia aeroespacial já existente, será lançada com motores, potentes foguetes lançadores e um grande tanque de combustível externo do programa do Ônibus Espacial, no entanto não irá carregar o módulo da tripulação como seus predecessores.

Ela irá se posicionar no alto, como a Freedom 7 e a Friendship 7 das missões tripuladas Mercury, isso irá aumentar a segurança, evitando que destroços  possam danificar o veículo tripulado, como aconteceu com o Ônibus Espacial Columbia em 2003.
 Relembro o Columbia foi destruído na reentrada depois que placas de isolamento térmico danificaram sua asa esquerda durante o lançamento.

0 comentários:

Enviar um comentário