segunda-feira, 17 de setembro de 2012



Uma nave espacial japonesa, que está se dirigindo à ISS (estação espacial internacional), está carregada com um equipamento inusitado. 
Além de ter suplementos de comida, roupas, e equipamentos diversos, leva também um pequeno satélite que funcionará como uma estrela artificial , que será capaz de emitir mensagens de luz em Código Morse. 

O satélite japonês vai projectar a mensagem do espaço em direção a Terra, para quem estiver no planeta, a imagem poderá ser vista no céu a olho nu, ou com pequenos binóculos.

A nave espacial japonesa descolou no último dia 20 e deve chegar à ISS nesta sexta-feira. 
Os pequenos satélites que a nave carrega, chamados de 'cubesats', ficarão em órbita até setembro, quando serão implantados à ISS pelo astronauta japonês Akihiko Hoshide, que chegou à ISS neste mês com outros dois astronautas. 


Um desses 'cubesats' é a Fitsat-1, capaz de escrever as mensagens em Código Morse, o aparelho foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Fukuoka (FIT).

Estrelas – Uma das funções experimentais do Fitsat-1 será brilhar como uma estrela usando lâmpadas de LED, disse o coordenador do projecto Takushi Tanaka.

Quando brilharem de modo ordenado, as luzes de LED produzirão os sinais do Código Morse, o objetivo é investigar a possibilidade da comunicação óptica via satélite, disse Tanaka.
 E o Código Morse foi escolhido para ser usado no experimento por ser uma linguagem universal e também por melhor se adaptar ao satélite com lâmpadas de LED.

Fonte: Veja

0 comentários:

Enviar um comentário