quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O veículo explorador Opportunity, que aterrisou em Marte em 2004, e cuja principal função é analisar aspectos geológicos do planeta vermelho, enviou esta semana uma imagem que está a intrigar os pesquisadores. 

A imagem revela uma concentração de saliências esféricas que difere bastante das formações esféricas de ferro, apelidadas de "blueberries", encontradas pela Opportunity em diversas outras área do planeta. 
"Essa é uma das mais extraordinárias imagens de toda a missão", declarou um dos chefes do projeto, Steve Squyres, da Universidade de Cornell, nos EUA. 

"Quando vimos esses pequenos objectos esféricos, imediatamente pensamos nas "blueberries", mas isso é diferente, "Nós nunca vimos uma acumulação tão densa em Marte". 
"Elas parecem ser mais duras por fora e suaves no meio", continua Steve Squyres, "Elas são diferentes em concentração. 
Elas possuem uma estrutura diferente, são diferentes em composição e diferentes em distribuição. 
"Nós temos então um quebra-cabeça geológico diante de nós." 

A Nasa lançou os veículos exploratórios Spirit e Opportunity em 2003, a Spirit concluiu a sua comunicação com a Terra em março de 2010. 
Os veículos foram responsáveis por importantes descobertas sobre o ambiente antigo de Marte, que favoreceram a hipótese de alguma forma de vida microbiana no planeta. 


0 comentários:

Enviar um comentário