sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Um asteroide de grandes dimensões vai «rasar» a Terra na próxima sexta-feira, dia 15 de fevereiro, revelou a agência espacial norte-americana.

A NASA indicou que o «2012 DA 14», de 45 metros de diâmetro e 135 mil toneladas, será o corpo celeste de maior dimensão a passar tão perto da Terra, entre os que foram detetados. O «2012 SA 14», encontrado há um ano, vai passar, a uma velocidade de 7,8 quilômetros por segundo, a 27.700 quilômetros da Terra - um décimo da distância entre o planeta e a Lua -, às 7.24 horas, junto à zona do Oceano Índico, leste da costa da Sumatra (indonésia). 

Embora o asteroide passe muito junto à Terra, a NASA já esclareceu que não existe risco de embater no planeta azul. «O asteroide vai passar a uma distância extremamente baixa, mas o suficiente para concluir a sua trajetória sem risco de colisão com a Terra», disse Donald Yeomans, da NASA. «Em média, um asteroide deste tamanho aproxima-se assim perto da Terra em cada 40 anos e pode colidir com o nosso planeta a cada 1.200 anos.»

Fonte: Abola

0 comentários:

Enviar um comentário