sexta-feira, 8 de março de 2013


Físicos anunciaram que estão muito próximos de concluir que a partícula encontrada em 2012 realmente é o bóson de Higgs, resta eliminar apenas uma possibilidade.
O bóson de Higgs tem a capacidade de comprovar a teoria moderna do Modelo Padrão, ela diz que o campo energético associado ao bóson de Higgs foram responsáveis por conferir massa à matéria após a grande explosão que originou o universo há 14 biliões de anos, o Big Bang, sem essa partícula, não haveria átomos, química, muito menos vida.

Com as novas análises, os cientistas estão mais perto de dizer que realmente encontraram o bóson de Higgs,mas eles querem ter 100% de certeza. Isso porque anunciar a descoberta do bóson de Higgs é como identificar uma pessoa específica, é como se os cientistas estivessem diante da sombra de alguém que dança, canta e fala como o Michael Jackson, mas não conseguissem afirmar quem realmente é o cantor.

Existe a possibilidade de a partícula descoberta ser um gráviton, outra partícula subatómica associada aos campos gravitacionais, e não com massa, como o bóson de Higgs. 
O elétron, por exemplo, produz um campo magnético quando gira, esse movimento de rotação é chamado de spin. 
Ao verificar o spin da partícula recém-descoberta, os cientistas conseguirão dizer se é o bóson de Higgs, o que é muito mais provável, ou um gráviton. 
Se não houver rotação interna, é o bóson de Higgs, caso a partícula gire, é um gráviton.

Fonte: Info

0 comentários:

Enviar um comentário