terça-feira, 12 de março de 2013




Engenheiros do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) criaram um chip capaz de se autor-regenerar automaticamente, no futuro, chips de smartphones e computadores poderão ser feitos com essa nova tecnologia.
O chip que é capaz de se consertar e manter seu funcionamento normalmente ou ainda com maior eficiência ao sofrer danos, como baixa de energia ou perda total do sistema, isso torna-lo praticamente indestrutível.

O sistema tem sensores programados para reagir em alta velocidade, como se fosse o sistema imunológico do corpo humano, que também respondem a alterações, como mudança de temperatura, corrente, tensão e potência. 
Além disso, as informações dos sensores são transmitidas a um aplicativo que analisa as acções necessárias para consertar os problemas e as coloca em prática.

Durante o experimento, os cientistas usaram laseres super-potentes para danificar os dispositivos com os chamados amplificadores auto-regenerativos, mesmo assim, o chip ficava saudável novamente em menos de um segundo.

Por enquanto, os experimentos são feitos apenas em pequenos amplificadores,  ao somar 76 amplificadores e os recursos necessários para a auto-regeneração é possível formar um dispositivo na dimensão de uma moeda.
Os pesquisadores testaram vinte dispositivos, e todos os chips com capacidade de se auto-regenerar também registaram um consumo de energia 50% menor que os aparelhos tradicionais.

A nova técnica pode ser o próximo passo na evolução dos circuitos integrados, esse sistema aplicado em chips de telemóvel permite que, mesmo ao sofrerem danos de alto impacto, eles sejam capazes de manter as informações do usuário seguras.

Fonte: Info

0 comentários:

Enviar um comentário