quarta-feira, 13 de março de 2013



A agência espacial norte-americana NASA anunciou, esta terça-feira, que o robô Curiosity provou que Marte teve condições para a existência de vida, o que acontece pela primeira vez fora do planeta Terra.
«Uma questão fundamental para esta missão era saber se Marte poderia ter tido condições para um ambiente habitável. 
Daquilo que sabemos, a resposta é sim», disse o cientista-chefe do Programa de Exploração de Marte, Michael Meyer, numa conferência de imprensa com transmissão televisiva.

A análise de rochas recolhidas pela Curiosity, que está no planeta vermelho desde Agosto de 2012, revelou vestígios em rochas de hidrogénio, carbono e oxigénio, necessários ao desenvolvimento de micro-organismos. 
As amostras foram recolhidas de rochas sedimentares numa área que anteriores pesquisas indicaram ser um antigo sistema fluvial ou leito de um lago e através da análise química, os cientistas determinaram que a água que ali existiu tinha um «PH» neutro, ou seja, que não era demasiado salgada, ácida ou oxidante.

«Encontramos um ambiente habitável, que é tão benigno e com condições para vida que quem estivesse lá provavelmente poderia ter bebido da água», disse John Grotzinger, cientista da equipa de exploração de Marte, acrescentando que a água terá existido há cerca de três mil milhões de anos, quando o planeta tinha também cumes de montanhas nevados.

Fonte: aBola

0 comentários:

Enviar um comentário