quinta-feira, 15 de agosto de 2013


O estado norte-americano da Califórnia pretende aumentar a capacidade de armazenamento de energia gerada a partir de fontes renováveis, para reduzir progressivamente a dependência das fontes fósseis.
"Temos de engarrafar a luz do sol", disse o governador Jerry Brown numa conferência em São Francisco.

Actualmente, a energia proveniente do sol e do vento é altamente irregular e inconstante, uma vez que a sua produção depende das condições climatéricas. 
Sem uma forma de armazenamento eficaz, os estados têm dificuldades em programar a utilização destas fontes e continuam fortemente dependentes de formas de energia convencionais, mais poluentes.

Agora, a Califórnia propõe alcançar uma capacidade de armazenamento de electricidade produzida por fontes renováveis de 1.3 gigawatts até 2020.
 A medida abriu uma corrida entre gigantes tecnológicos como a LG, a General Electric e a Microsoft, entre outras empresas, para apresentar soluções técnicas para o desafio.

Citado pela Reuters, Steven Minnihan, analista da Lux Research, afirma que esta proposta terá um impacto imediato e duradouro na indústria de armazenamento de energia eléctrica, prevendo investimentos de10,4 mil milhões de dólares em 2017, face a apenas 200 milhões de dólares no ano passado.

Esta iniciativa não é exclusiva da Califórnia, a Alemanha é pioneira no armazenamento de energias renováveis os estados norte-americanos do Texas e de Nova Iorque são competidores no plano interno na concessão de incentivos à inovação tecnológica nesta área.

Fonte: Sol

0 comentários:

Enviar um comentário