domingo, 2 de fevereiro de 2014


Planetas circumbinários, onde um planeta orbita duas estrelas, são uma raridade astronómica que só pode ocorrer quando uma planeta se forma longe de suas duas estrelas-mãe e, posteriormente, migra em órbita com o sistema binário, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Astrophysical Journal Letters.

Os fãs do filme Star Wars, sem dúvida, sabem que o planeta natal de Luke Skywalker, Tatooine, tem dois sóis, há uma cena inclusive que Skywalker pode ser visto olhando para um pôr do sol duplo de seu planeta natal deserto.

Se um planeta como Tatooine for real, ele teria que se formar longe, muito longe de suas estrelas-mãe, de acordo com o novo estudo da Universidade de Bristol, que utilizou o Telescópio Espacial Kepler para observar planetas circumbinários da vida real.
Um dos planetas observados foi "Kepler-34 (AB) b" não é nada como Tatooine,é um mundo volátil de forças gravitacionais extremas e colisões cósmicas destrutivas.

“Nossas simulações mostram que o disco circumbinário é um ambiente hostil, mesmo para grandes objetos gravitacionalmente fortes. 
Levando em conta os dados sobre colisões, bem como a taxa de crescimento físico de planetas, descobrimos que o Kepler 34 (AB) b teria lutado para evoluir até ao ponto actual”, disse Zoe Leinhardt, da Universidade de Bristol.
Leinhardt e seus colegas fizeram simulações de computador para as fases iniciais da formação de planetas em torno de estrelas binárias, usando um modelo que calcula as condições de gravidade e físicas de blocos de construção planetários.

Com base nas suas simulações, os pesquisadores sugerem que b Kepler-34 (AB) e outros planetas circumbinários devem ter se formado significativamente mais longe de suas estrelas do que estão agora. De todos os sistemas circumbinários estudados, apenas um, Kepler-47 (AB) c, poderia ter se formado em sua posição actual, mas o planeta tem a órbita mais distante de todos os sistemas estudados.

Fonte: Mistérios do Mundo 

0 comentários:

Enviar um comentário