domingo, 9 de março de 2014


Perto de 17 mil painéis solares vão ser instalados em Palmela no âmbito de um projecto de produção de energia renovável. O futuro Parque Solar/Fotovoltaico da Salgueirinha conta com um investimento superior a dez milhões de euros e vai produzir todos os anos energia eléctrica para injecção nacional equivalente ao consumo médio de mais de duas mil famílias.

O projecto anunciado pela autarquia de Palmela vai ser instalado na freguesia de Pinhal Novo e é "cem por cento português". O parque solar é promovido pela empresa nacional Balanço Solar Lda., com capital escocês, e será construído pelo grupo Efacec Renováveis. A câmara municipal prevê que o projecto seja concluído e ligado à rede no final do mês de Maio.

"Esta unidade constitui um passo importante no percurso definido pelo município de Palmela que, desde o início, esteve fortemente envolvido na concretização deste investimento", refere a autarquia de Palmela.
 A "grande capacidade" de produção de energia solar, "com um potencial de produção de 7.200.000 kWh/ano", e a localização do município, "que permite um excelente ponto de ligação à rede", são para a Câmara Municipal de Palmela os factores que explicam a decisão de criar o parque solar no município.

O município encontra no projecto uma mais-valia para o ambiente e vantagens para a economia, "pela incorporação de empresas e recursos locais nos diversos trabalhos de instalação, operação e manutenção".
 O futuro Parque Solar/Fotovoltaico da Salgueirinha está enquadrado com o Plano de Acção para a Energia Sustentável de Palmela, em sequência da adesão ao Pacto de Autarcas, "no âmbito do qual se assume o compromisso de ultrapassar os objectivos europeus de redução das emissões de dióxido de carbono até 2020".

"A autarquia está apostada na adopção de fontes de energia renováveis. A produção de energia eléctrica a partir da radiação solar não produz contaminantes, não emite dióxido de carbono ou outros gases e não necessita de combustíveis ou outros recursos, contribuindo significativamente para a redução da dependência energética de fontes exteriores, coincidindo as horas de maior produção com as horas de maior consumo", explica a câmara municipal.

O parque solar terá uma produção anual prevista de 7.154 MWh por ano, que "permitirá evitar a emissão de 3.500 toneladas de dióxido de carbono, anualmente". A central vai ser composta por 16.940 painéis solares, de 260 Wp cada, distribuídos por um terreno de cerca de sete hectares.

"Além do envolvimento da autarquia e das empresas directamente responsáveis pela instalação, exploração e gestão da central, estão envolvidas outras entidades, como o Ministério da Economia e a EDP, dada a envergadura do projecto e o seu contributo para a quota nacional de produção de energia a partir de fontes renováveis", sublinha a Câmara Municipal de Palmela.

Fonte: obocagiano

0 comentários:

Enviar um comentário