domingo, 2 de janeiro de 2011



Físicos sondando a origem do cosmos esperam que no próximo ano eles vão mostrar as primeiras provas da existência de conceitos muito caros a escritores de ficção científica, como mundos ocultos e dimensões extras.

E como o Large Hadron Collider (LHC) do CERN perto de Genebra se move em alta velocidade, eles estão falando cada vez mais da "Nova Física", no horizonte que poderia mudar totalmente a visão atual do universo e como ele funciona.

"Universos paralelos, formas desconhecidas da matéria, dimensões extra ... Estas não são coisas de ficção científica barata, mas teorias da física muito concretas que os cientistas estão tentando confirmar com o LHC e outras experiências."

Foi assim que as "idéias" de homens e mulheres no centro internacional de pesquisa do Grupo de Teorias, que pondera sobre o que poderia estar lá fora para além do alcance de qualquer telescópio, foram colocadas no Boletim voltado para o pessoal do neste mês.

Como as partículas são colididas no vasto complexo subterrâneo do LHC em energias cada vez maiores, o que o artigo do Boletim referiu informalmente como "bits extra do universo" - se eles existem, como previsto - devem ser trazidos para computador, em visualização efêmera, dizem os técnicos.

O otimismo entre as centenas de cientistas que trabalham no CERN - no sopé das montanhas Jura na fronteira da França e da Suíça - cresceu após a inicialmente perturbada quantia de 10 bilhões de dólares destinada ao experimento atingiu suas metas neste ano.

0 comentários:

Enviar um comentário