domingo, 23 de janeiro de 2011

Pode parecer um edifício normal, mas atrás das portas fechadas pode estar a resposta para as energias renováveis e seguras do futuro.

Na National Ignition Facility, em Livermore na Califórnia, os cientistas pretendem construir o primeiro reactor de fusão sustentável do mundo, ou como dizem, "a criação de uma estrela em miniatura na Terra".
Após uma série de experimentos-chave nas últimas semanas, o projecto de £$ 2,2 biliões já avançou um pouco mais perto de seu objectivo de iniciar uma reacção de fusão efectiva até 2012.

De acordo com a equipe da National Ignition Facility (NIF), em Livermore, em 02 de Novembro eles dispararam até os 192 feixes de lasers no centro do reactor e os miraram a um alvo de vidro contendo trítio e deutério gasoso.
A libertação de energia resultante foi de uma magnitude de 1,3 milhão de mega joules, que foi um recorde mundial e a medida da temperatura máxima da radiação no núcleo foi de cerca de seis milhões de graus Fahrenheit.
Para uma comparação directa, a temperatura no centro do sol é de 27 milhões de graus Fahrenheit.
"Os resultados de todas essas experiências são extremamente encorajadores", disse o director da NIF, Ed Moses.
"Eles dão-nos uma grande confiança de que seremos capazes de atingir condições de ignição para alvos de fusão de deutério e trítio."
Pesquisadores têm trabalhado para esse tipo de descoberta desde que a instalação começou a ser construída em 1997.
Prevendo que a fusão auto-sustentável poderia ser uma realidade dentro de dois anos, as implicações para o planeta são surpreendentes.

Fonte: Notícias alternativas

0 comentários:

Enviar um comentário