sábado, 19 de fevereiro de 2011

 Orbe maior do que Júpiter possivelmente descoberto em nossa vizinhança.
Parece realmente cada dia mais nítido que a raça humana está muito longe de compreender o que há lá fora, pois mal conhecemos o nosso próprio planeta e muito menos o Sistema em que vivemos. 
O noticiário Daily Mail publicou no dia 14 de Fevereiro que cientistas suspeitam ter encontrado um novo planeta nos confins do Sistema Solar, com quatro vezes a massa de Júpiter. 
A sua órbita seria milhares de vezes mais longe do Sol do que a da Terra, razão pela qual ainda não tinha sido descoberto.

Dados que poderiam provar a existência de Tyche (nome provisório dado ao planeta), um gigante gasoso na parte exterior da nuvem de Oort, serão disponibilizados posteriormente, embora alguns acreditem que as provas já foram agregadas pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA), por intermédio do seu instrumento WISE.

Os professores Daniel Whitmire e John Matese, da Universidade de Louisiana, em Lafayette (EUA), acreditam que os dados poderão vir a provar a existência de Tyche dentro de dois anos.
Eles dizem que o planeta deve ser principalmente constituído de hidrogénio e hélio, com uma atmosfera similar à de Júpiter, ou seja, com manchas, anéis e nuvens. Espera-se que tenha luas, porque todos os outros orbes externos as têm.

Também acham que seja tão grande que possui uma temperatura elevada, remanescente de sua origem, que a faz mais elevada do que nos demais. Whitmire e Matese sugeriram a existência de Tyche devido aos ângulos que os cometas estavam chegando até nossa região. 
Se confirmado, o status e o nome do novo planeta, o qual seria o nono e potencialmente o  maior de nosso Sistema Solar, teria que ser concordado pela União Astronómica Internacional.

Actualmente chamado de Tyche, em referência à deusa grega que governou o destino de uma cidade, provavelmente terá que mudar de nome.
Mas a própria agência espacial foi obrigada a desmentir o ocorrido e disse foi uma especulação falsa ocasionada pelos chamados Marketing Virais como visto na matéria do nosso parceiro a Revista UFO: 



0 comentários:

Enviar um comentário