quarta-feira, 12 de março de 2014



O telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul (OES) conseguiu capturar imagens daquela que é uma das dez maiores do Universo e a maior de todas as amarelas. O seu tamanho é 1.300 vezes superior ao diâmetro do Sol, pertencendo a um sistema estelar duplo, onde faz par com outra estrela.

Pelo nome HR 5171, a hipergigante amarela pode ser vista a olho nu na constelação de Centauro, apesar dos seus quase 12.000 anos-luz de distância da Terra. 
O feito é, no entanto, apenas conseguido por "pessoas com excelente visão", mesmo com o brilho desta estrela a ser um milhão de vezes mais intenso que o do Sol. 

Oliver Chesneau, do Observatório da Côte de Azur, foi o responsável que coordenou a equipa e que recorreu à técnica de interferometria para conseguir as imagens.
Dotado com um interferómero - aparelho utilizado para realizar medidas de ângulos e distâncias -, o Very Large Telescope (VLT) aproveita a interferência de ondas magnéticas e combina a radiação captada pelos quatro telescópios individuais que o formam, criando "um telescópio virtual gigante de 140 metros de diâmetro". 

0 comentários:

Enviar um comentário