sexta-feira, 19 de outubro de 2012



Astrónomos amadores encontraram um planeta cujos céus são iluminados por quatro sóis, e este é o primeiro sistema solar desse tipo já identificado, o planeta foi baptizado de PH1, em homenagem ao site Planethunters.
No mundo, situado a pouco menos de 5 mil anos luz da Terra, orbita um par de estrelas que contam com um outro par de estrelas em sua volta.

A descoberta foi feita por astrónomos amadores utilizando o site Planethunters.org, projecto mantido pela Universidade de Yale de ''ciência cidadã'', por meio do qual os voluntários procuram encontrar exoplanetas "mundos localizados fora do nosso sistema solar" com a informação obtida com o telescópio espacial norte-americano Kepler.

As chamadas estrelas binárias são características por um sistema estelar que consiste de duas estrelas orbitando um centro comum.
 Esta descoberta não é incomum  mas só foram encontrados alguns poucos planetas que orbitam em torno de duas estrelas, e nenhum dos já descobertos conta com outro par de estrelas.

Acredita-se que o novo mundo seja um ''gigante gasoso'', maior do que Neptuno e seis vezes maior do que a Terra.
O ambiente do planeta é muito complicado, devido à pressão exercida pelas quatro estrelas, mas ainda assim, ele aparenta ter uma órbita estável o que é algo realmente confuso e que torna essa descoberta tão divertida e inesperada'', afirma o cientista Chris Lintott, da Universidade de Oxford.

Fonte: UOL Noticias

0 comentários:

Enviar um comentário