quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011






Nosso universo é infinito ou fechado? Porque o universo visível está se expandindo, as coisas visíveis mais distantes estão muito mais longe do que a estimada distância de 14 biliões de anos-luz. Na verdade, os fótons no fundo de radiação cósmica viajaram um leve 45 biliões de anos luz para chegar até aqui. Isso faz com que o universo visível seja cerca de 90 biliões de anos luz de diâmetro.

O universo real, no entanto, é muito maior. Agora sabemos isso graças à análise estatística feita por Mihran Vardanyan na Universidade de Oxford e colegas.

A chave para medir o tamanho real do universo é a medida de sua curvatura. Os astrónomos vieram com vários métodos para medir essa curvatura. Um método de acordo com a tecnologia do MIT Review é a busca de um objecto distante de tamanho conhecido e medir o quão grande ele parece: "Se é maior do que deveria ser, o Universo é fechado, se ele é do tamanho certo, o universo é plano e se for menor, o Universo é aberto."

Os astrónomos sabem que as ondas no início do universo tornaram-se congeladas no fundo de radiação cósmica. Eles podem medir o tamanho dessas ondas, chamadas oscilações acústicas de bárions, usando observatórios espaciais, como WMAP. Outra métrica é a luminosidade de super novas Tipo 1a em galáxias distantes.

Fonte: Notícias alternativas 

0 comentários:

Enviar um comentário