segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O primeiro satélite do programa de monitorização ambiental Copernicus será lançado em breve, para estimular o uso de dados de satélite no âmbito da administração pública portuguesa, foi criado o Grupo de "Trabalho para a Observação da Terra"(GTOT). 
O principal objectivo do grupo é potenciar o aproveitamento da informação do Copernicus, incluindo dados dos próximos satélites Sentinel.
O primeiro Sentinel, com lançamento marcado para esta Primavera, será usado para preservar vários aspectos do nosso ambiente, mapeamento da espessura dos gelos marinhos, monitorização do movimento nas superfícies da terra e mapeamento das alterações na forma como a terra é usada.
Para ajudar o País a preparar-se para o Copernicus, e a explorar da melhor forma a informação fornecida pelos Sentinels, o GTOT está a avaliar a capacidade de usar e processar imagens de satélites na administração pública portuguesa.
Também será feito um inventário dos regulamentos portugueses e europeus na área da monitorização ambiental, protecção, e segurança civil, que podem beneficiar dos dados do Copernicus.
Também serão analisadas as fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas com o uso de dados de observação da Terra no âmbito dos institutos públicos.

Seguindo-se a estas tarefas preparatórias, será preparado o primeiro esboço do Plano de Acção de promoção do uso dos dados de observação da Terra.
O GTOT envolve sete ministérios diferentes e é coordenado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, a validação do trabalho será feita pelas secretarias dos ministérios envolvidos.
Fonte: PCGUIA

0 comentários:

Enviar um comentário