sexta-feira, 20 de maio de 2011


Um super exoplaneta semelhante à Terra, o Gliese 581d, é um mundo rochoso orbitando uma estrela anã vermelha chamada Gliese 581, localizada a cerca de 20 anos-luz da Terra, o que o torna um dos nossos vizinhos mais próximos, e foi confirmado como o primeiro planeta fora do nosso sistema solar que cumpre os requisitos essenciais para a manutenção da vida. Os modelos dos atrônomos para o planeta mostra que tem potencial para ser quente e úmido o suficiente para nutrir a vida como a Terra, eles disseram.

Gliese 581d orbita na margem externa da estrela na "zona de Cachinhos Dourados", onde não é tão quente que faça a água ferver, nem tão frio que a água seja permanentemente congelada. Em vez disso, a temperatura é ideal para a existência de água em forma líquida.

"Com uma densa atmosfera de dióxido de carbono - um cenário provável em um planeta tão grande - o clima de Gliese 581d não só é estável contra o colapso, mas quente o suficiente para ter oceanos, nuvens e precipitação", disse o Centro Nacional francês de Pesquisa Científica (CNRS).

Mais de 500 planetas que orbitam outras estrelas foram registradas desde 1995, detectadas principalmente por uma pequena oscilação na luz estelar.

Uma nave espacial, viajando próximo à velocidade da luz levaria mais de 20 anos para chegar lá, enquanto que com a nossa tecnologia de foguetes atuais, levaria 300 mil anos.

Fonte: Notícias Alternativas

0 comentários:

Enviar um comentário