quinta-feira, 19 de maio de 2011



O Foi localizado apenas a 15 horas antes de roçar a Terra e passou ao lado do nosso planeta à distância equivalente a dois raios terrestres, o que é demasiado perto.

Só tinha sete metros, mas podia fazer bastante estragos. Um asteróide surpreendeu os terrestres ao passar muito perto da Terra, no passado 6 de Novembro. Passou a perto de 14 mil quilómetros, uma distância que na astronomia é muito pequena.

O 2009 VA foi apenas localizado cerca de 15 horas depois. Logo que foi descoberto, especialistas calcularam a sua rota e perceberam que não ia chocar com o nosso planeta. Mas mesmo que tivessem verificado que ia acontecer, não podiam ter feito nada.

Os aparentes diminutos sete metros podiam ser um perigo, não para terminar com a vida no planeta, mas para as localidades onde pudesse cair. Há pouco tempo, um objecto similar com 10 metros, ao chocar com a atmosfera criou uma explosão equivalente a três bombas atómicas.

O 2009 VA é o terceiro asteróide deste tipo que não é localizado, pelo menos com antecedência. O 2008 TS26 tinha um metro e passou perto de nós a 9 de Outubro do ano passado, a apenas 6 150 quilómetros, enquanto que o 2004 FU162 passou a 31 de Março de 2004 a apenas 6 535 quilómetros da Terra. Este tinha sete metros.


Fonte: TVNET

0 comentários:

Enviar um comentário