sexta-feira, 9 de novembro de 2012



Uma Super-Terra gigante foi descoberta relativamente perto do nosso sistema solar e acredita-se que possa ter vida, o planeta foi descoberto a orbitar a HD 40307, uma estrela laranja com três quartos do tamanho do nosso Sol encontra-se localizada na constelação Pictor, a 42 anos-luz da Terra, e tem pelo menos seis planetas.

O primeiro dos planetas a orbitar o Sol foi confirmado em 2008, mas na altura pensava-se que não tinha condições para abrigar vida, mas agora, um mundo rochoso sete vezes maior que a terra foi encontrado numa zona fora do sistema solar denominada «Goldilocks», e acredita-se que possa ter água na sua superfície.

O planeta, baptizado de HD 40307g, tem a órbita mais externa entre os seis em volta da estrela, e percorre esta órbita em tempo equivalente a 200 dias terrestres, e o mais importante os cientistas acreditam que o planeta gira em torno de seu próprio eixo, o que gera o efeito de dia e noite, mas infelizmente, não é possível estudá-lo devido à distância a que se localiza. 

«Seriam necessários instrumentos mais precisos para confirmar a teoria», segundo o astrónomo Steven Vogt, do Lick Observatory, na Universidade da Califórnia.


0 comentários:

Enviar um comentário