quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Os seres humanos podem viver em Marte?

Para responder se existe  vida ou não em Marte, seria necessário que as pessoas fossem ate la para descobrir.
Plano da Nasa, a partir de 1969 era ter uma missão a Marte humana em 1981 e uma base permanente de Marte em 1988. 

No entanto, viagens interplanetárias para humanos representam desafios científicos e tecnológicos, seria uma viagem muito  rigores - questões de alimentos, água e oxigênio, os efeitos deletérios da microgravidade, perigos potenciais, tais como incêndio e radiação, e o fato de que nenhum desses astronautas poderia ter ajuda a milhões de quilômetros de distância da terra e confinados juntos por anos. 

No entanto, os astronautas parecem ansiosos para descobrir, por exemplo, este ano, seis voluntários viveram numa nave a fingir por quase um ano e meio no projeto Mars500, a maior simulação de voo espacial já realizada, com o objetivo de reproduzir uma missão tripulada a Marte do começo ao fim. 
Há mesmo numerosos voluntários para uma viagem só de ida para o Planeta Vermelho. 
Será que a vida na Terra começa em Marte?

Meteoritos descobertos na Antártida que vieram de Marte, possuem estruturas que lembram aquelas feitas por micróbios na Terra, embora muitas pesquisas desde então sugerem que as explicações químicas em vez de explicações biológicas para estas estruturas. 
Essas descobertas levantam a possibilidade tentadora de que a vida na Terra possa ter surgido de Marte proveniente de meteoritos disparados do planeta vermelho em direção ao planeta Terra há muito tempo, realizado aqui em meteoritos.
Existe vida em Marte?

A primeira sonda a pousar com sucesso em Marte, a sonda Viking, da NASA, começou um mistério que permanece sem solução "Existe vida em Marte?" Viking representou a primeira e até agora única tentativa para procurar vida em Marte, e as suas conclusões são muito debatidas hoje. 
Viking tinha detectado moléculas orgânicas, tais como cloreto de metilo e diclorometano, no entanto, estes compostos foram demitidos como contaminação terrestre, ou seja, produtos de limpeza usados ​​para preparar a nave quando ainda estava na Terra.

A superfície de Marte é muito hostil para a vida como a conhecemos, em termos de frio, radiação, hiper-aridez e outros fatores, ainda assim, há inúmeros exemplos de vida que sobrevivem em ambientes extremos da Terra, como o frio, solos secos dos Vales Secos da Antártica e da hiper-árido Deserto de Atacama, no Chile.

Há vida praticamente onde quer que haja água líquida na Terra, e a possibilidade de que houve uma vez oceanos em Marte leva muitos a se perguntar se a vida nunca evoluiu em Marte e, em caso afirmativo, se seria existentes. 
Responder a estas perguntas pode ajudar a lançar luz sobre como a vida comum pode ou não estar no resto do universo.
Atualmente o curiosity é o novo modelo rover desenvolvido pela Nasa, para tentar responder as perguntas que o seu antecessor Viking deixou.
Houve oceanos em Marte?


Numerosas missões a Marte revelaram uma série de reportagens sobre o Planeta Vermelho que sugerem que ele já foi o suficientemente quente para aquecer a água líquida para executar toda a sua superfície de maneira a suportar vida. 

Esses recursos incluem o que parecem ser vastos oceanos, redes de vales, deltas de rios e minerais que a água necessária para se formar.


No entanto, os atuais modelos de clima de Marte "não conseguem explicar como essas altas temperaturas poderiam ter existido, como o sol estava de volta muito mais fraco, então, levando alguns a perguntar-se se esses recursos poderiam ter sido criadas por ventos ou outros mecanismos, ainda assim, há evidências que sugerem que Marte antigamente era quente o suficiente para suportar água líquida em pelo menos um local da sua superfície. 

Outros achados sugerem que Marte antigamente foi frio e úmido, e não frio e seco, nem quente e úmido, como é muitas vezes argumentou.



0 comentários:

Enviar um comentário