sexta-feira, 17 de janeiro de 2014


Em declarações à agência Lusa, Nuno Catarino explicou que decorrem dois projectos nesse sentido, um interno, o Sargo, cofinanciado pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) e acompanhado pelo Instituto Hidrográfico e Instituto Superior Técnico.
Um outro projeto, o E-GEM, inclui nove parceiros europeus e está a desenvolver um "instrumento que detecta os sinais reflectidos na água de GPS e o futuro equivalente que é o Galileu".
Utilizando depois cálculos geométricos, determina-se qual a altura da superfície aquática, como mar e rios, e como aplicações possíveis contam-se a determinação da altura e da frequência das ondas.
"Basicamente, é uma técnica nova que usa os sinais de GNSS ou de GPS/Galileo como fonte, em vez de usar, por exemplo, o solo. As aplicações serão tantas quanto em observação normal da terra, ao caracterizar a superfície que reflecte", resumiu o coordenador.
Um dos parceiros europeus do E-GEM é responsável pelo estudo de tsunamis: "detectando as diferenças na superfície do mar, em alto mar, com elevada precisão, consegue-se prever, teoricamente, que poderá haver um tsunami, ou não".

Fonte: Dn

0 comentários:

Enviar um comentário