domingo, 3 de fevereiro de 2013


Um cientista australiano anunciou esta quarta-feira ter descoberto como fazer o vírus da Aids se voltar contra si próprio para evitar o progresso da Aids, e descreveu seu feito como um grande avanço na descoberta da cura para a doença.

David Harrich, do Instituto de Pesquisa Médica de Queensland, disse ter conseguido modificar uma proteína no HIV que o vírus precisava replicar e, ao contrário, fez inibir "potencialmente" seu crescimento.

"Eu nunca vi nada igual. A proteína modificada funciona sempre", comemorou Harrich.

"Se este estudo se mantiver firme em seu caminho, tendo em mente de que há muitos obstáculos a superar, estamos olhando para a cura da SIDA", emendou.

Harrich explicou que a proteína modificada, que ele batizou de Nullbasic, demonstrou ter uma habilidade "notável" para conter o crescimento do HIV em laboratório e pode ter implicações animadoras tanto em conter a SIDA quanto em tratar os infectados com HIV.

O estudioso descreveu a técnica como "combater fogo com fogo".

"O vírus poderia infectar uma célula, mas não se disseminaria", disse Harrich a respeito deste estudo, publicado na última edição do periódico Human Gene Therapy.

Uma pessoa com HIV desenvolve a SIDA quando sua contagem de células imunológicas CD4 cai abaixo de 200 por microlitro de sangue ou desenvolve algumas das chamadas doenças definidoras da Aids, quaisquer uma das 22 infecções oportunistas ou cancerígenas vinculados ao HIV.

"Com um tratamento como este, seria possível manter saudável o sistema imunológico", emendou.

Fonte: Exame

0 comentários:

Enviar um comentário