sábado, 2 de fevereiro de 2013



A Deep Space Industries empregará pequenos aparelhos de 25 quilos para pesquisar minerais que possam ser explorados em corpos celestes.

A empresa americana Deep Space Industries anunciou esta terça-feira o lançamento, a partir de 2015, de uma frota de sondas para pesquisar e explorar os minerais e outros recursos que os asteroides que viajam nas proximidades da Terra contenham.

"Utilizar os recursos que estão no espaço é a única maneira de poder assegurar um desenvolvimento espacial sustentável", avaliou o diretor da empresa, David Gump.
"Descobrimos mais de 900 novos asteroides que passam perto da Terra a cada ano e estes corpos celestes podem ser tão importantes para as atividades espaciais deste século como foram as jazidas mineradoras de Minnesota para a indústria automobilística de Detroit no século XX", explicou Gump em um comunicado.

A Deep Space Industries começará a avaliar alvos potencialmente promissores para a exploração de minerais com pequenos aparelhos espaciais de 25 quilos, denominados "FireFlies" (vaga-lumes), o primeiro deles com previsão de lançamento em 2015 para missões de duas a seis semanas.

A empresa, em fase de busca de clientes e investidores, trabalha com a Nasa e outras empresas e organizações para identificar os asteroides que representem os objetivos mais promissores.

Estas sondas serão econômicas, afirmou a Deep Space Industries, explicando que serão fabricadas a partir de elementos miniaturizados de satélites a baixo custo, os "satélites cubo", e serão postos em órbita a um preço acessível a bordo de lançadores usados para transportar grandes satélites de comunicações.

A partir de 2016, a empresa começará a lançar sondas mais pesadas, de 32 quilos, as "Dragonflies" (libélulas), capazes de alcançar um asteroide e trazer de volta à Terra amostras de 27 a 68 quilos durante uma viagem de dois a quatro anos, segundo o objetivo.

A Deep Space é a segunda empresa a se lançar na prospecção e na exploração de minerais procedentes de asteroides após a Planetary Resources, criada em abril de 2012 pelo presidente da gigante da internet Google, Larry Page, e pelo cineasta James Cameron.

Fonte: Exame


0 comentários:

Enviar um comentário